Imagine uma linha de montagem repleta de pessoas ao lado dos carros, cada uma exercendo determinada função. Estranho, não? Isso porque, com os anos, nos acostumamos a ver muito mais robôs do que gente nesse tipo de fábrica. Agora, faça o mesmo exercício substituindo o carro por uma casa. Normal ver um monte de gente trabalhando na sua construção, não é?
“Diferente da indústria em geral, que se mantém permanentemente em modernização, a cadeia produtiva da construção civil brasileira tem sido resistente e lenta para absorver as inovações”, resume Antonio Gilberto de Freitas Filho, diretor geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações (ITIE).
A Trevo Drywall acaba de se tornar apoiadora tecnológica do ITIE, mais especificamente do seu programa educacional Inteligência Multiconstrutiva – a empresa desenvolveu conteúdos sobre drywall para o instituto.
Produzidos por Alex Lima, Rosângela Ciarcia e Wagner Castro, técnicos da Trevo Drywall, os materiais – uma apresentação e um vídeo – oferecem ampla cobertura sobre os principais tópicos acerca do sistema drywall, desde as suas características técnicas e tipos de ensaios até sugestões de aplicação e dicas de como fazer a instalação.
Instituição de ciência e tecnologia fundada em 2013, na cidade de Jundiaí (SP), o ITIE tem como objetivo desenvolver produtos, consultoria e capacitação sobre as tecnologias que ampliam a produtividade, reduzem o desperdício e garantem maior qualidade na produção de edificações.
Para tanto, além da estruturação de uma oficina escola em Várzea Paulista (SP), o ITIE firmou em 2019 uma parceria com a Universidade Cândido Mendes. Dessa união, surgiram cursos de pós-graduação EAD inéditos na América Latina sobre Light Steel Framing (LSF), Light Wood Framing (LWF) e Construção Off-site, entre outros temas de educação continuada.
O grande diferencial do ITIE, salienta seu diretor geral, é falar a linguagem do mercado. “Somos objetivos e pragmáticos, com um trabalho marcado muito mais por ação do que por retórica”. A ideia é inovar na educação profissional e investir em programas de aplicação imediata, tendo como guarda-chuva uma rede de colaboração em que participam diversas empresas, caso da Trevo Drywall.
“Devemos ser a revolução que o segmento precisa, afinal, evoluir é inevitável”, conclui Freitas.
Para mais informações sobre o ITIE, acesse www.itie.org.br.
Siga nosso Instagram: @trevodrywall