Entre os ditados populares mais conhecidos, “o barato sai caro” talvez seja o mais irritante de tão certeiro. Quem nunca comprou algo por preço baixo e se arrependeu logo depois?
Em relação ao drywall, isso acontece quando a pessoa opta pelas chapas standard (ST) para aplicações indicadas exclusivamente a chapas resistentes à umidade (RU).
A diferença de preço entre os dois modelos ronda a casa dos 30%. Mas há uma razão para isso. As chapas RU – também conhecidas como chapas verdes – resistem à umidade porque contêm diversos elementos hidrofugantes em sua formulação.
Dessa forma, estão aptas a serem instaladas em locais que têm contato com a água por tempo limitado e intermitente. Leia-se: banheiro, cozinha e área de serviço, espaços que, depois de alguns meses, causariam a inevitável deterioração do modelo ST.
Note, porém, que o drywall resistente à umidade não é à prova d´água. São situações diferentes, e o construtor deve ter isso em mente quando estiver definindo o projeto de acabamento da obra.
Siga nosso Instagram: @trevodrywall